22 de ago. de 2013

Fórum de Educação Infantil

XII FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSIVA DO PONTAL DO PARANAPANEMA - RANCHARIA - 2013

                  O município de Racharia promoveu o XII Fórum Regional de Educação Infantil e Inclusiva, onde os municípios do Pontal do Paranapanema foram convidados a participar inscrevendo seus docentes de Educação Infantil. O nosso prefeito Carlos Alberto Vieira, efetivou a inscrição de todos os nossos professores de Educação Infantil- o total de 30 profissionais, garantindo uma  formação continuada.

Programação
Dia 22/08/2013
7h30 às 8h30 - Credenciamento e Café
8h30 - Abertura Oficial - Kiara - Cerimonial e Contação de História
9h - Histórico do Fórum - Prof. Ademar Zambrini
9h30 - Palestra e Plenária - "Os saberes das crianças e saberes dos educadores: Um diálogo possível" - Profª Drª Emília Cipriano Santos - PUC São Paulo e Instituto Aprender a Ser
12h às 13h30 - Almoço
13h30 - Kiara - Cerimonial e Contação de História - Apresentação Artística
14h – Palestra e Plenária - "Como contornar situações difíceis em sala de aula" –Prof. Jairo de Paula
16h30 - Café
17h - Encerramento

Dia 23/08/2013
7h30 às 8h30 - Café
8h30 - Abertura l - Kiara - Cerimonial e Contação de História
9h - Fala - "A Infância como prenúncio de um ser melhor" - Prefeito Marcos Slobodticov
9h30 - Palestra e Plenária - "Ética e Cidadania - Um olhar para a Infância e Diversidade" - Profª DrªElianete Dias Kanthack - UNESP Marília
12h às 13h30 - Almoço
13h30 - Apresentação Artística - Kiara - Cerimonial e Contação de História
14h – Palestra e Plenária - "Educar, Brincar e Cuidar" - Profª Drª Tânia Ramos Fortuna – UNFRS
16h30 – Café
17h - Encerramento


“Criança – Ser único, provocador, articulador! Nele- “Ser” – encontraremos a inspiração para o desenvolvimento de ações que, com certeza, contribuirão para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, na projeção de uma sociedade melhor” (A.Z)


MUNICIPIOS DOS POLOS:
PRESIDENTE EPITÁCIO
PRESIDENTE PRUDENTE
· ALFREDO MARCONDES · ALVARES MACHADO · ANHUMAS · CAIUBU · CAIUÁ · EMILIANÓPOLIS · ESTRELA DO NORTE · EUCLIDES DA CUNHA · IEPÊ · INDIANA · JOÃO RAMALHO · MARABÁ PAULISTA · MARTINÓPOLIS · MIRANTE DO PARANAPANEMA · NANTES · NARANDIBA · PIQUEROBI · PIRAPOZINHO · PRESIDENTE BERNARDES · PRESIDENTE EPITÁCIO · PRESIDENTE PRUDENTE · PRESIDENTE VENCESLAU · RANCHARIA · REGENTE FEIJÓ · RIBEIRÃO DOS INDÍOS · ROSANA · SANDOVALINA · SANTO ANASTÁCIO · SANTO EXPEDITO · TACIBA · TARABAI · TEODORO SAMPAIO · 












20 de ago. de 2013

Atividades semana do Folclore- EM Profª Sophia Aguilera de Assis


Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras Populares ou brincadeiras Folclóricas, são aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos, e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país. O mês de Agosto é dedicado ao folclore por isso por isso o Portal Brasil Cultura apresenta abaixo algumas brincadeiras famosas e interessantes que ainda hoje agradam as crianças de diversas faixas etárias.


Pipa: Também conhecida como papagaio, pandorga, raia, é geralmente uma brincadeira para meninos, e são feitas de papel de seda colorido e varetas de madeira. Em dia de vento as pipas são soltas pelos meninos, através do fio que as prende a um carretel o menino pode manusea-la nos céus. Entretanto é bom lembrar que as pipas não vem ser soltas perto  da rede elétrica já que a mesma pode encostar num fio do poste e causar um choque violento. O bom é soltar a pipa na praia, ou no campo. 

Esconde-esconde: A criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

Pega-pega: Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.

Bolinha de gude: Bolinhas coloridas e feitas de vidro, são jogadas num circulo feito no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tira-la de dentro do circulo  para ganhar pontos ou a própria bola do colega.


Bate figurinha: Os meninos reúnem as figurinhas dos álbuns que são repetidas, fazem um montinho e batem a mão sobre elas, as que virarem ao contrário é ganha por quem bateu a mão. O jogo é feito de comum acordo entre todos, e só vale bater figurinhas repetidas para que ninguém saia no prejuízo.
Roda Pião: Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força.  Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
Além de todas estas brincadeiras antigas também temos no folclore brasileiro muitos contos, danças, festas e lendas que podem divertir as crianças e transmitir-lhes a nossa cultura popular.
 Fonte: http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/brincadeiras-folcloricas/ 


CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS FOLCLÓRICOS COM MATERIAL RECICLÁVEL....





Os alunos da EM Profª Sophia Aguilera de Assis também confeccionaram brinquedos na semana do folclore junto com a professora Elisângela.