A atividade física e o
desenvolvimento infantil
A aprendizagem e o desenvolvimento estão
inter-relacionados desde que a criança passa a ter contato com o mundo. Na
interação com o meio social e físico a criança passa a se desenvolver de forma
mais abrangente e eficiente. Isso significa que a partir do envolvimento com
seu meio social são desencadeados diversos processos internos de
desenvolvimento que permitirão um novo patamar de desenvolvimento.
A criança,
por meio da observação, imitação e experimentação das instruções recebidas de
pessoas mais experientes, vivencia diversas experiências físicas e culturais,
construindo, dessa forma, um conhecimento a respeito do mundo que a
cerca.
Para que esses conceitos sejam desenvolvidos e
incutidos no aprendiz, o meio ambiente tem que ser desafiador, exigente, para
poder sempre estimular o intelecto e a ação motora desta pessoa. No entanto,
não basta apenas oferecer estímulos para que a criança se desenvolva
normalmente, a eficácia da estimulação depende também do contexto afetivo em
que esse estímulo se insere, essa ação está diretamente ligada ao relacionamento
entre o estimulador e a criança. Portanto, o papel da escola no âmbito
educacional deve ser o de sistematizar esses estímulos, envolvendo-os em um
clima afetivo que serve para transmitir valores, atitudes e conhecimentos que
visam o desenvolvimento integral do ser humano.
A partir da brincadeira e do jogo, a criança utiliza a imaginação que “é
um modo de funcionamento psicológico especificamente humano, que não está
presente nos animais nem na criança muito pequena” (Rego, 1995, p.81).
A partir da utilização da imaginação, a criança deixa de levar em conta
as características reais do objeto, se detendo no significado determinado pela
brincadeira.
Fonte: http://www.humanitates.ucb.br/2/educacao.htm
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