14 de set. de 2012

Bebês podem e devem ser estimulados- Creche Santa Cecilia

Bebês podem e devem ser estimulados
Estimular o bebê facilita suas capacidades inatas e cria vínculos afetivos indispensáveis para o desenvolvimento afetivo-emocional e social durante toda a infância
Ao sair da maternidade o bebê necessita receber uma rotina de cuidados para que possa se adaptar ao seu novo lar. “Inicialmente, o que ele mais precisa não é de estimulação mas sim de sono, o que pode às vezes frustrar as expectativas de pais mais ansiosos”, afirma o pediatra Ciro D. Giaccio. Quando o sono é interrompido, podemos praticar alguma intervenção.

“É claro que o bebê estará usando todas as suas energias para fazer aquilo para o qual está mais bem preparado: mamar. Por isso, o melhor momento para brincar com o bebê é após as mamadas, enquanto ele ainda está desperto e sem sono, o que somente ocorrerá no final do primeiro mês de vida", completa.

Algumas dicas de estimulação do pediatra que você pode usar com seu bebê:

1 Mês
- Levante suavemente a criança com as mãos para estimular o tônus da musculatura do pescoço;
- Faça movimentos de juntar as mãozinhas para a seguir separá-las;
- Da mesma forma, estique e dobre as perninhas do bebê, quando ele estiver relaxado;
- Brinquedos ou bonecas macios com olhos grandes são os preferidos e devem ser colocados na sua linha visual (a uma distância de 40-50 cm), podendo ser percebidos e fixados, embora por um tempo muito curto;
- Converse com ele ao trocar suas fraldas. Coloque-o de bruços por alguns instantes;
- Faça massagens usando óleos como forma de estímulo, de preferência pela técnica da shantalla.

2 Meses
- O bebê já se assusta com os sons um pouco mais intensos, por isso deve ser progressivamente exposto a ambientes que não sejam muito silenciosos para que possa se adaptar e evitar os sustos;
- Ele chuta e balança os bracinhos quando está animado, por isso faça leves movimentos de contenção da planta dos pés para que aprenda a chutar;
- Quanto à visão, acompanha um objeto em todo seu campo visual, observando-se que as cores brilhantes e vivas (laranja e vermelho) prendem mais a sua atenção, assim como luzes piscantes;
- Quando mantido de bruços, arqueia os braços e ombros, elevando a cabeça, com as pernas em posição de rã;
- Consegue reconhecer sons desde que emitidos à sua frente, por isso, ofereça-lhe um brinquedo que, quando tocado, emita um som.

3 Meses
- O bebê aprende essencialmente com os olhos. Sua visão consegue distinguir nitidamente objetos de 30 cm a 2 metros de distância, seguindo-os e fixando neles sua atenção, começando a reconhecer as expressões faciais;
- Neste período apresente ao bebê o chocalho de mão ou brinquedos em argola, para que ele possa ter controle da movimentação da mão;
- Coloque um varalzinho baixo sobre o berço com objetos de várias texturas para que ele os manipule;
- O móbile atrairá sua atenção, mas ele ainda não consegue associar o seu som;
- Por ter um melhor controle do tônus do pescoço, o bebê se sentirá mais à vontade se mantido semi-sentado (à 45º);
- Deve ainda ser estimulado para que, quando de bruços, sustente a cabeça por alguns minutos. Podem ser feitos movimentos de pedalar com seus pés.

4 Meses
- Ele já consegue distinguir facilmente as mudanças de expressão e de voz e se tranquiliza com a presença de uma pessoa;
- Tem capacidade de realizar movimentos de rotação sobre seu eixo, e já consegue descobrir de onde está vindo um som, olhando para o local de sua origem;
- Ele deve ser estimulado a tentar pegar tudo que estiver a seu alcance, começando a escolher os seus brinquedos;
- A música, num padrão rítmico, monótono e persistente (por exemplo, o Bolero de Ravel) costuma tranquilizar o bebê;
- Quando de bruços, deve-se manter apoiado nos cotovelos;
- Necessita de mordedores e brinquedos macios, pois tudo que pega leva à boca;
- As brincadeiras na banheira permitem que perceba que ele tem controle sobre o seu quadril;
- Esconda objetos e demonstre alegria quando reaparecem, o que lhe ajuda a controlar os sentimentos de tristeza pela perda e de alegria por reencontrar o objeto.

5 Meses
- Ele já consegue reconhecer sua imagem quando apresentado ao espelho e costuma a reagir à presença de estranhos;
- Quando colocado de bruços, deve ser estimulado a se sustentar com as palmas das mãos;
- Pode ser levantado segurando-o pelas axilas, observando-se que se mantém estático em todas as posições;
- Quando sentado, ainda apresenta instabilidade do tronco;
- Produz sons articulados e pára de chorar quando ouve música;
- Já passa um objeto de uma mão para outra;
- Ele sorri para outro bebê ou quando é apresentado ao espelho;
- Procure mantê-lo a maior parte do tempo no chão, sobre uma manta ou outra proteção e com brinquedos espalhados ao seu redor para estimular a rolagem;
- Apresente-lhe brinquedos rechonchudos para bater.

6 Meses
- Ele deve responder à sua inclinação com movimentos compensatórios para o lado oposto, mantendo-se em posição simétrica;
- Agora, ele apanha objetos com as duas mãos ao mesmo tempo;
- Quando apresentado a um pianinho ou brinquedo de apertar com som- surpresa, o toca com toda a superfície da mão;
- Testa os objetos a serem levados à boca, recusando os que não lhe convêm;
- Mostra-se atento e tenta imitar barulhos de animais e objetos quando estimulado;
- Use pantufas e brincadeiras como bater as solas dos pés para estimulá-lo a brincar com seus pés;
- Repita todos os gestos e sons que a criança fizer. Ofereça-lhe brinquedos de empilhar (dados ou cubos grandes) e do tipo ação-reação.

Por: Redação Sempre Materna
Publicado em: 05/10/2006
Fonte:http://semprematerna.uol.com.br/manual-bebe/bebes-podem-e-devem-ser-estimulados

Creche Santa Cecilia









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